Ljubljana: The Green Capital

By Sofia Monteiro May, 2017
Triple Bridge View from Boat Cruise on the River Ljubljanica, City View from Skyscraper (Neboticnik) and Central Market, Ljubljana, Slovenia @Escape

Culture / Monuments / Flavors

Cultura / Monumentos / Sabores


Porquê Ljubljana? Ljubljana, pronunciada Liubliana ou Lublana como dizemos locais, é a capital da Eslovénia. Ao mesmo tempo, preservada como uma pequena cidade, tem tudo o que as capitais maiores têm. Além, da sua qualidade de vida, da sua hospitalidade e do cobiçado título de Capital Europeia Verde a que a cidade eslovena exibe com muito orgulho!
Quando? A primavera revelou-se uma excelente altura, para visitar esta cidade verde dos Balcãs e os seus arredores. Dedicámos um dia à principal cidade eslovena durante a nossa viagem pelo país.
Imperdível! Passear pelo centro histórico de Ljubljana, pela praça Prešernov trg, a principal da cidade, pela Ponte Tripla, a famosa ponte acrescentada com duas pontes laterais para os pedestres, pela Câmara Municipal, um edifício emblemático, pela Catedral de São Nicolau, pela Fonte Robba, outro dos seus belos monumentos, pela Ponte do Dragão, adornada com as famosas estátuas de um dragão, imagem de marca de Ljubljana. Além, de parar para petiscar os sabores locais no Mercado Central, ao ar livre, de fazer um passeio de barco no tranquilo rio Ljubljanica, que delicadamente corta a cidade e de contemplar a melhor vista da capital eslovena e do Castelo de Ljubljana, empoleirado numa colina sobranceira, lá do topo do arranha-céus Nebotičnik.
Melhor Atividade: Estender a toalha e fazer um pic-nic à sombra de uma árvore frondosa, numa das muitas áreas verdes da região, como o Parque Tivoli, o maior e mais bonito de Ljubljana, que faz jus ao orgulho da capital e do país em ser um dos mais verdes! Descontrair e relaxar num dia de primavera… onde o verde da erva e das árvores, o colorido das flores e o cantar dos passarinhos encantam os sentidos…
Destaques da Viagem: Já fora da cidade, visitar o emblemático Castelo Predjama, empoleirado no alto de um penhasco que, envolto em mistério, impressiona com sua caverna natural que se funde com as paredes do castelo e com seus enigmáticos túneis interiores. E visitar as Grutas Škocjan, considerado um fenómeno natural de importância mundial, já que é o maior canyon subterrâneo conhecido. Para além, das usuais estalagmites e estelites e do relevo geológico, Carste, característico desta região, o mais impressionante é contrate do som nas caves, passar do silêncio absoluto para o estrondoso som água a correr pela íngreme garganta abaixo…
Contratempo: Enfim, não é possível fotografar as Grutas Škocjan, embora nem uma das suas imagens, como as exibidas na internet, revelem sequer a metade da magia de pisar este lugar único!
Picnic on a Tree, Pustolovski Park Geoss, Vace, Slovenia @Escape

Sem comentários:

Enviar um comentário