Corsica: The Isle of Beauty

By Sofia Monteiro Jun, 2017
Piscines Naturelles de Cavu, Corsica, France @Escape

Culture / Sea / Mountain

Cultura / Mar / Montanha



Porquê a Córsega? A Córsega é a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo, além fazer parte da França. Conhecida como o local de nascimento de Napoleão Bonaparte, a sua capital é Ajaccio, moldada em torno de enseadas das mais bonitas do mundo e de montanhas que permanecem cobertas de neve até a primavera. Com a sua magnífica paisagem montanhosa, com as suas tradicionais aldeias que testemunham a rica história da ilha, com as suas paisagens marinhas aprazíveis e praias idílicas e intocadas ao longo da costa e com a sua gastronomia autêntica e vinhos de qualidade, a Córsega é um paraíso de atividades! 
Quando? Preferimos passar quatro dias de verão nesta região, pois as atividades ao ar livre por nós desejadas, da montanha à praia, nesta ilha com muito para explorar, pediam bom tempo. Combinámos com a visita à ilha vizinha da Sardenha, dada a proximidade e às ligações marítimas entre ambas.
Imperdível! Visitar Bonifácio, a pitoresca cidade em cima dos penhascos, na ponta sul da Córsega, diante do Estreito de Bonifácio. Les Bouches de Bonifacio, uma vasta fachada natural de penhascos de pedra calcária e de granito em frente às ilhas Lavezzi, famosas pela admirável vida marinha, são um cenário único. Isto, antes de seguir caminho ao encontro das praias de águas turquesa cristalinas e de areia branca, Palombaggia e Santa Guilia, rodeadas por uma paisagem exuberante, em Porto Vecchio, que trazem popularidade a esta vibrante cidade na costa da Córsega. E de aventurar-se no interior montanhoso, ao encontro das selvagens e belas Piscines Naturelles de Cavu, nas margens do rio Cavu, formadas por poças de águas transparentes, rodeadas de pedregulhos brancos e de verde vegetação e convidativas a banhos de sol…
Melhor Atividade: Passear na pitoresca vila de Corte, na região central da ilha. A cidadela da antiga capital da Córsega, caracterizada pelas suas antigas casas de xisto unidas à rocha, ergue-se majestosa na paisagem interior, com as suas cores pasteladas e a sua atmosfera acolhedora. Isto após, explorar o vale Restonica, pelos trilhos do desfiladeiro Gorges de la Restonica, cercado de dramáticas falésias cobertas de árvores frondosas, onde flui um rio entre as rochas, formando poças de águas turquesa límpidas ao longo do seu curso. As caminhadas mais fáceis, embora extenuantes, são para os dois lagos, Melo e Capitello, ambos de origem glaciar.
Destaques da Viagem: Desfrutar da praia em Calvi, na região da Balagne considerada o jardim da Córsega! A enorme baía, cinco quilómetros de praia, um pano de fundo de montanhas verdes, as muralhas da cidadela que descem até o mar e a mais popular marina em toda a ilha, fazem da cidade de Calvi um cenário simplesmente impossível de bater!
Além, de percorrer a estreita e sinuosa estrada colada à costa, entre os vilarejos Porto e Piana, ao longo das Calanches de Piana, uma série de formações rochosas curiosas e extraordinárias, expostas em penhascos vermelhos reluzentes que mergulham no mar azul profundo…
Sem contar com um passeio pela Bastia, com o encanto inimitável de uma antiga cidade mediterrânea, com as suas ruas estreitas alinhadas por casas altas, cuja discreta elegância está escondida atrás de persianas pintadas.
Além, da passagem pela mais famosa área vitícola da Córsega, Patrimonio, cujos vales e encostas cobrem-se de vinhedos, pontuados de adegas que produzem um vinho de reputada qualidade, no sul da península Cap Corse.
Contratempos: A imensidão de lugares a explorar! Pois, desde a região sul à alta Córsega, entre curvas e contracurvas a ilha revela muitas surpresas para os mais aventureiros, dispostos e com tempo alarga para a desbravar…

Comida Típica: A cozinha tradicional é simples, farta e perfumada, ritmada pelas estações! É feita a partir de produtos agrícolas das montanhas: carnes, charcutarias e queijos, provenientes da criação de porcos, cabras, ovelhas, novilhos que vivem na natureza quase em total liberdade, assim como a partir de legumes da horta, frutas do pomar, de castanhas e de ervas aromáticas colhidas pelos caminhos. Além, dos vários tipos de mel e compotas. A caça incrementa, também, as refeições com javalis, perdizes... As vilas do litoral cozinham os produtos do mar, peixes e mariscos, além de cultivarem vinhas e oliveiras nas encostas. Assim, os sabores autênticos da charcutaria, como o “Prisuttu”, do queijo como o “Brocciu”, da castanha da córsica num “Gâteau aux Châtaignes” e dos vinhos como os “Patrimonio” surpreendem qualquer paladar!

Sem comentários:

Enviar um comentário