Prague: The City of a Thousand Spires

By Sofia Monteiro Jul, 2017
Old Town Square, Astronomical Clock, Charles Bridge, Prague, Czech Republic @Escape

Culture / Monuments / Flavors

Cultura / Monumentos / Sabores


Porquê Praga? Praga é uma bela cidade, situada no coração da Europa, cujo esplendor arquitetónico, herança de uma história muito rica, apesar das inúmeras batalhas ao longo do tempo, mostra-se conservado nos principais bairros da cidade e nos transporta até outras épocas!
Quando? Uma melhor altura teria sido no Outono, as cores desta época do ano devem combinar na perfeição com a atmosfera desta cidade! Mas, fomos no Verão, numa escapadela planeada com Budapeste, por dois dias. Uma pequena e tocante viagem…
Melhor Atividade: Passear pela Cidade Velha (Staré Město), o coração de Praga! As suas ruas medievais estão repletas de edifícios com belas fachadas, a Praça da Cidade Velha é a mais bonita de Praga e talvez da Europa, cuja Igreja de Týn com os seus dois campanários e 18 agulhas a tornam numa das imagens mais emblemáticas da cidade, sem esquecer o belo relógio astronómico (Orloj) que executa um pequeno e curioso espetáculo de hora a hora.
Imperdível! Visitar o Castelo de Praga (Hradčany). Atualmente residência oficial do Presidente da República, este é um complexo de edifícios, casas, palácios e igrejas, também, testemunho da prosperidade da cidade na Idade Média. A Catedral de S. Vito, erguida dentro dos seus muros, exibe uma decoração exuberante, com destaque para os belos vitrais. E o Beco do Ouro, pitoresca fileira de pequenas casas, outrora de alquimistas, é uma rua cheia de lojinhas de souvenires…
Caminhar pela Ponte Carlos IV, já que Praga gira sua à volta! Esta não é apenas a ligação entre a Cidade Velha e o bairro menor (Malá Strana), é um ponto de encontro entre pintores, músicos, cantores e vendedores. Além disso, indiferente ao peso de milhares de turistas, esta ponte apresenta vistas esplêndidas do Castelo de Praga e do rio Moldava (Vltava)!
Destaques da Viagem: Mas, nem tudo são velhas glórias, no Bairro Judeu de Praga (Josefov), ainda se podem ver belos e perturbadores vestígios da história da comunidade judaica nesta cidade, sobretudo, marcada pelo terror nazi. Tal como na Cidade Nova (Nové Mesto), o bairro comercial e financeiro de Praga, com elegantes praças e avenidas, palco da história recente da cidade, que viveu conturbados tempos, marcados pelo comunismo e culminando na Primavera de Praga e na Revolução de Veludo.
Comida Típica: A comida é deliciosa, começando pela sopa “Goulash”, que na versão checa é um ensopado mais espesso e passando pelo “Svickova”, um prato checo clássico, de carne, cujo molho é que o faz o prato de sabor intenso e terminado com o adocicado de compota de bagas vermelhas. Já o "Kremrole" é um popular doce checo em forma de rolo, ideal para um lanche! No que toca às afamadas cervejas checas “pivos” de fabrico tradicional e de qualidade excelente, a marca mais conhecida (Pilsner) e outras (Budweiser) servem-se nas esplanadas da cidade e, também, nos bares que fazem a sua própria cerveja.

Sem comentários:

Enviar um comentário